Câmara dos Deputados cria fórum online de debates sobre segurança pública

393

Câmara dos Deputados cria fórum online de debates sobre segurança pública
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) da Câmara dos Deputados criou um fórum online de debates sobre a segurança pública. A sociedade pode contribuir com opiniões e sugestões sobre questões como modelos de polícia e políticas para a redução da violência.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Audiência Pública. Dep. Paulo Teixeira (PT-SP)
Paulo Teixeira: se fizermos uma pesquisa em todo o País, a questão da segurança pública aparece no topo das preocupações dos brasileiros
Um dos relatores de estudo sobre segurança em desenvolvimento na Câmara, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) disse que a segurança pública do País é uma das principais preocupações dos brasileiros e, por isso, o fórum é importante para o debate do tema.

“A política de segurança pública é uma demanda da sociedade brasileira. Se fizermos uma pesquisa em todo o País, a questão da segurança pública aparece no topo das preocupações dos brasileiros”, ressalta o parlamentar.

“Hoje, a política de segurança pública não é uma política consolidada como é a política de saúde e de educação. Por isso, nós precisamos construí-la e consolidá-la”, acrescenta Teixeira.

Prevenção da violência
Além disso, Paulo Teixeira disse que é necessário investir em uma política de prevenção para diminuir o número de homicídios no Brasil. “Nós precisamos também fazer uma reforma nas polícias, no sentido de melhorar a qualidade das polícias, aumentar a capacidade de investigação das polícias e de esclarecimento de crimes.”

Ele também defendeu a criação de “um estatuto de uso da força para que nós diminuamos a letalidade policial e a vitimização dos policiais. É fundamental também, fazer uma política de prevenção, nós temos no Brasil 67 mil homicídios por ano, o que se equipara a muitas guerras no mundo”.

Reforma penitenciária
Paulo Teixeira defendeu que haja mudanças no sistema penitenciário brasileiro que, para ele, ao invés de punir o criminoso, colabora para a organização do crime devido a superlotação e vínculos criados lá dentro.

No fórum online sobre segurança pública do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara, apenas os moderadores podem criar os tópicos de discussão, mas os interessados terão a liberdade de sugerir e opinar no debate.

Reportagem – Clara Sasse
Edição – Newton Araújo