Aconteceu, dia 25 de julho, em Florianópolis (SC), o VIII Fórum de Entidades Representativas dos Policiais e bombeiros Militares do Brasil. O evento foi organizado pela ANERMB e pela ABERSSESC e contou com presença de representantes de policiais uruguaios e argentinos.
O uruguaio Richard Ferreira, através do facebook, agradaceu o convite para o estreitamento de relações entre os políciais na América Latina. “Gracias por permitirnos estar con ustedes, y mil gracias por la atención brindada“. Ferreria presenteou o presidente da ANERMB, Leonel Lucas, com um livro. Já Esteban Arriada, argentino, destacou a importância de conhecer a realidade dos policiais e bombeiros de países vizinhos e saber das lutas pelos direitos dos trabalhadores da segurança pública . “Gran experiencia, poder compartir con los colegas latinoamericanos, conceptos de organización y responsabilidad cívica de nuestro noble deber.”
Durante o evento foi lançada a campanha “Reaja Brasil”,em Santa Catarina(SC), uma campanha para que crimes contra agentes da lei sejam considerados hediondos. Esteve na pauta, também, a PEC 24, que tramita no Senado, para criação do Fundo de Desenvolvimento da Segurança Pública. O palestrante foi o autor da proposta, senador João Capiberibi.
Paulo Rogério N. da Silva
Jornalista ABAMF