ANERMB MARCA PRESENÇA NA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

388

A ANERMB foi convida a participar de audiência pública que realizou-se na Câmara Federal, na comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, na ocasião o Sr. JACKSON EUGÊNIO SILOTE (Cabo Eugênio – Presidente da ASPRA-ES) Diretor da Região Sudeste da ANERMB foi representando o Presidente Nacional da ANERMB Leonel Lucas.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados debateu nos dias 24 e 25 sobre o aumento do registro de assassinatos de policiais no Brasil. O debate foi realizado a pedido do deputado Coronel Ulysses (União-AC).

Segundo o parlamentar, dados da 17ª Edição do Anuário de Segurança Pública indicam que, em 2022, 173 policiais foram assassinados no Brasil, ao passo que em 2021 foram 133.

“A mostra apresentada permite observar que, além do aumento significativo de mortes em relação ao ano anterior, os policiais são assassinados com maior frequência quando estão na folga. Em 2022, 7 a cada 10 policias assassinados no Brasil estavam de folga”, afirma o deputado.

Coronel Ulysses acrescenta que taxa a brasileira, de 0,83 morte de policial para cada 1 milhão de habitantes, é 72,4% maior do que a da Argentina (0,48) e quase 6.000% maior do que a do Reino Unido (0,014).

“A elevada taxa de assassinatos de policiais registrada em nosso País é fruto de legislação leniente e garantista, que amplia exponencialmente a possibilidade de confrontos com infratores, no exercício da atividade policial e fora dela”, avalia Coronel Ulysses.

Ele diz ser necessário discutir medidas e propostas normativas que possibilitem reduzir a vulnerabilidade dos operadores do sistema de segurança pública. Pauta esta levada de forma prioritária pela ANERMB, que está sempre promovendo ações em prol da segurança pública e de todos os seus servidores.

O debate teve início às 16h30, no plenário 6.

Fonte: Agência Câmara de Notícias