Plano de valorização policial em Corumbá e Ladário completa 19 meses

333
Diretor Regional da ACS na cidade (à esq.) participou da cerimônia. (Foto: Capital do Pantanal)
Diretor Regional da ACS na cidade (à esq.) participou da cerimônia. (Foto: Capital do Pantanal)

Implantado desde março de 2013, a política de valorização do serviço policial completa neste mês de Outubro, 19 meses. Na manhã desta quarta-feira (15), o comando do 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá promoveu mais uma solenidade de premiação para os policiais que se destacaram durante o exercício da função durante o terceiro trimestre de 2014.

De acordo com o comandante do 6º BPM Coronel Joílson Queiroz Santana, a reunião além de servir como um momento de reconhecimento aos policiais, é uma oportunidade para que a corporação possa dialogar, colocar novas ideias e ainda discutir ações que possam contribuir no dia a dia da rotina de trabalho. Desde que foi instituída a premiação, os resultados alcançados puderam ser percebidos através das estatísticas e também pela população.

Em uma breve comparação, apenas referente ao número de apreensões de armas de fogo, se observou um crescimento em torno de 50%, um fato que de acordo com o comandante, é determinante para a redução dos índices de criminalidade. “Quantos assaltos podem ter sido evitados com a retirada desse armamento das mãos dos bandidos?”, comentou Joílson.

A ação faz parte de um trabalho de humanização do serviço militar e visa estimular a atuação policial de forma voluntária e espontânea. “Os policiais quando valorizados e estimulados, começam a reagir de forma positiva principalmente nas ações preventivas, com é o caso das abordagens à pedestres e veículos evitando dessa forma que atos criminosos sejam praticados” afirmou Joílson dizendo que esta é uma forma de atuar prevenindo que o pior aconteça.

A forma de pontuação é dividida abrangendo Corumbá e Ladário separadamente, embora os policiais responsáveis pela atuação nas duas cidades façam parte do mesmo batalhão, esta é uma forma de reconhecer o trabalho executado nas duas cidades, uma vez que Corumbá por ser maior registre mais ocorrências.

Neste trimestre, os três primeiros colocados no quadro de pontuação em Corumbá foram os policiais do Grupamento Especializado Tático de Motos. Cabo Henrique com 62,3 pontos seguido pelos companheiros Soldado Leonardo 61,8 pontos e Soldado Ribeiro 51,2 pontos. Já no município de Ladário, a classificação apontou o soldado Fontes com 44,4 pontos, soldado Bonfim com 37 pontos e Cabo G. Luiz com 30.1 pontos.

Além de uma placa de reconhecimento, cada policial é contemplado com uma cesta básica. “A premiação é simples e gostaríamos que pudesse ser estendida a mais policiais, mas é uma forma de não deixar de reconhecer o esforço que cada policial durante o serviço e muitas vezes até mesmo fora dele”, completou o comandante, lembrando que a próxima premiação será a última do ano.

A solenidade foi acompanhada pelo presidente da Associação de Cabos e Soldados de Corumbá e Ladário, Adamor Abreu, além dos alunos da turma de formação de soldados iniciada no mês passado dentro do 6º Batalhão de Polícia Militar.

Capital do Pantanal