Quatro mulheres assumem cargos de comando na Polícia Militar de Alagoas

574
Solenidade aconteceu no auditório do Quartel da PM, no Centro (Foto: Natália Souza/G1
Solenidade aconteceu no auditório do Quartel da PM, no Centro (Foto: Natália Souza/G1

A Polícia Militar de Alagoas oficializou, na manhã de 10 de outubro, a troca de comando das unidades da capital e do interior do estado. Quatro mulheres militares foram nomeadas entre os 44 cargos de comandos. A cerimônia foi realizada no quartel da PM, localizada no bairro do Centro e conduzida pelo comandante geral cel. Marcus Aurélio Pinheiro.

A Major Fátima do Valle assume o 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em União dos Palmares, na Zona da Mata. A Major Rita de Cássia assume a chefia de Seção Técnica de Ensino. A capitã Martins Lucena passa a comandar o setor de Procedimentos Ordinários da Seção de Polícia Disciplinar da Corregedoria e a Major Crisely Souza foi nomeada subdiretora do Serviço de Enfermagem da Diretoria de Saúde da Polícia Militar.

Uma das mudanças mais representativas, entretanto, foi a do Comando de Policiamento da Capital (CPC), antes chefiada pelo coronel Lima Júnior, que agora passa a ser comandada pelo coronel Ivon Berto.

Durante a solenidade, o coronel Pinheiro agradeceu o esforço de todos desde que ele assumiu o comando da PM. “Gostaria de agradecer a todos os oficiais da Polícia Militar pelo esforço e serviços prestados nesses 10 meses do meu comando à frente da PM. Assumimos a polícia com militares sendo mortos em praça pública e hoje em dia somos respeitados”, afirmou.

“Trabalhamos dentro de nossas limitações, mas honramos a farda que vestimos e as nossas famílias. Tivemos duas conquistas históricas esse ano. A primeira foi a ausência de tropas federais durante as eleições, o que mostra que a sociedade confia em nós. A segunda é que conseguimos exercer nosso direito do voto”, completou.

O coronel Pinheiro afirmou que teria que ser breve na cerimônia porque foi convocado para uma reunião com o governador do estado Teotonio Vilela Filho (PSDB). Questionado sobre sua possível exoneração, o comandante-geral afirmou que não sabe o que acontecerá.

Mudanças
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) também sofreu mudanças e passa a ser comandando pelo tenente-coronel Walter do Valle, um dos oficiais mais antigos da PM no estado.

Já o Batalhão de Radiopatrulha será comandado pelo tenente-coronel Eduardo Apollo Lucena, um dos fundadores da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes).

Os principais batalhões responsáveis pelo policiamento de áreas da capital alagoana também terão novos comandantes, com destaque para o 1º Batalhão, responsável pelo policiamento da parte baixa da cidade, que terá a frente o tenente-coronel José Maxwell da Silva Santos, além do 4º Batalhão, que abrange o Farol, Bebedouro, Chã da Jaqueira, Clima Bom e adjacências, que será comandado pelo major José Cláudio do Nascimento.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Marcus Pinheiro, essa reorganização do nível estratégico da corporação já havia sido planejada com antecedência, aguardando apenas o final da “Operação Eleições 2014” para ser posta em prática.

“A Polícia Militar tem o dever de ser mais dinâmica no combate à criminalidade, sendo assim, através de um plano de comando, temos por objetivo oxigenar a área operacional da Polícia Militar com foco na prevenção e, principalmente, no contato mais aproximado com o cidadão”, disse.

Fonte G1