Buscando solucionar o problema de segurança dos brigadianos e dos passageiros de ônibus, o presidente da ABAMF esteve hoje(20/10) na Câmara Municipal de Porto Alegre conversando com os vereadores, a fim de que o projeto de lei 223/14 – de autoria do vereador Cássio Trogildo – que permite aos brigadianos ficarem isentos do pagamento da passagem nos ônibus, mesmo sem farda, tenha tramitação rápida. Na Assembleia Legislativa, após fazer contato com a associação dos servidores de nível médio da BM, o deputado Carlos Gomes também protocolou projeto para isenção no transporte coletivo intermunicipal.
Na Câmara Municipal, todas as bancadas deram apoio a iniciativa de permitir que os militares e guardas municipais andem em trajes civis com isenção de pagamento nos coletivos. O presidente do Legislativo municipal recebeu Leonel Lucas e reconheceu que há um clamor público após o assassinato do soldado Ricardo, do Batalhão de Polícia de Guarda(BPG), na semana passada.
O contato com os parlamentares mostrou que o atual momento é de extrema preocupação com a segurança pública na cidade e no estado. Por diversas vezes, foi lembrado que em outros estados os PMs já estavam sendo atacados e essa realidade chegou ao RS, mostrando que algo está errado e a criminalidade está vencendo.
O presidente da ABAMF destacou que o gesto é de preocupação com a segurança de todos e disse esperar o apoio de todos os políticos ao projeto, lembrando que foram disparados 11 tiros contra o soldado Márcio Ricardo Ribeiro, e outras três pessoas ficaram feridas.
A maioria dos vereadores empenhou palavra na aprovação da proposição, que deve ser votada em Plenário em curto espaço de tempo. A ABAMF irá continuar percorrendo os legislativos municipais e a Assembleia Legislativa para garantir a vida dos brigadianos e dos usuários do transporte coletivo. A entidade buscará ainda a aceleração na tramitação, no Congresso Nacional, da proposta que torna o assassinato de agentes da segurança pública um crime hediondo.
Moção de solidariedade
O vereador Waldir Canal protocolou, dia 20 de outubro, moção de solidariedade, apoiando as reivindicações da representação de nível médio da BM. Entre as justificativas, a trágica morte do brigadiano do BPG numa linha de ônibus da zona sul de Porto Alegre e o fato de que no Brasil um policial é assassinado a cada 32 horas.
Indicação ao prefeito
O vereador Delegado Cleiton aproveitou a visita do presidente da ABAMF à Câmara Municipal para entregar a indicação que enviou ao prefeito José Fortunatti. No documento, o vereador sugere a isenção do pagamento de passagem aos brigadianos e guardas municipais, sem o uso da farda. Sugeriu, ainda, que 5% dos imóveis nos programas habitacionais geridos pelo Departamento Municipal de Habitação sejam destinados aos profissionais da área da segurança pública.
Paulo Rogério N. da Silva
Jornalista ABAMF