Iniciou-se na última quinta-feira, 10 de dezembro, o XX FÓRUM NACIONAL DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES, na cidade de Belém, Pará.
Em seu primeiro dia o evento promovido pela Associação dos Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militares do Pará (ACSPMBMPA) em parceria com a Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (ANERMB), reuniu representantes de entidades representativas militares de 25 estados brasileiros em uma programação de palestras e apresentações.
Após as solenidades de abertura do evento, a primeira palestra foi proferida pela Tenente Coronel BM Alyne Giselle que contou a história do Corpo de Bombeiros da cidade do Pará. Em seguida, o deputado federal, Major Vitor Hugo, falou sobre a importância das entidades na política estadual e nacional. Em sua fala o deputado expos a relevante contribuição que as associações militares tem dado a classe militar, ao ser porta voz dos problemas enfrentados diuturnamente no exercício de suas atividades, independente da região em que se encontram. Reforçou também, o compromisso assumido pelo Governo Federal na defesa dos direitos dos militares, sobretudo em sua passagem como líder do Governo na Câmara, como na publicação em julho do corrente ano, do decreto que regulamenta verificação de normas do Sistema de Proteção Social dos Militares.
“Me sinto honrado e muito bem recebido pelas associações nesse importante Fórum e coloco meu gabinete à disposição dos representantes de classe militares para todo e qualquer assunto que venha somar aos pleitos dos nossos militares de todo país”, finalizou em sua fala o deputado Vitor Hugo.
Após a pausa para o almoço e dando prosseguimento a programação, o Cabo PM, Mário Sérgio F. Couto, presidente da ACS do Mato Grosso do Sul, abordou em sua palestra o tema do suicídio entre policiais. Ainda sobre o tema “saúde mental dos militares”, o próximo palestrante foi o presidente da ACSPMBM do Espírito Santo, Cabo Eugênio. Em sua palestra, Cabo Eugênio apresentou os dados de uma pesquisa sobre saúde mental dos militares capixabas realizada pela ACSPMBM-ES e apresentou também o NAP, Núcleo de Apoio Psicossocial, criado em sua gestão no intuito de melhorar a qualidade de vida e saúde mental dos militares de seu estado.
Também do Espírito Santo o palestrante seguinte, Tenente BM Emerson Luiz Santana, contou sua experiência, enquanto presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Espírito Santo, no enfrentamento à pandemia por Covid-19.
Para a presidente da ACSPMBMPA, Cabo PM Cristina Mota de Souza, esse evento é uma vitória ante todas as dificuldades e, sobretudo, um ganho para os militares do Pará, dada a troca de experiências com as entidades de outros estados e a possibilidade de melhorar a prestação de serviços a categoria.
O primeiro dia do evento encerrou-se após as deliberações dos assuntos internos da ANERMB.
Na sexta-feira, dia 11, o evento iniciou-se com a palestra da Tenente Coronel BM-PA, Gabriela, sobre o tema: Mulheres nas instituições militares. Para a Ten. Cel., “importante aproveitar esses espaços onde podemos reforçar o discurso da igualdade de gênero e contribuir para uma maior representatividade feminina nos espaços, seja militares ou não.”
O sistema de proteção social dos militares estaduais e a lei de organização básica dos militares estaduais (acesso único), foi o tema seguinte abordado pelo presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás, o Sub. Ten. PM, Claudio.
Finalizando a programação de palestras do XX Fórum, o setor jurídico da ACSPMBMPA, representado pelo Drº. Claiton Ferreira e pelo também advogado, Dr.º José Neto, falaram sobre liberdade de expressão no ambiente militar e remuneração na inatividade.
“O Pará está de parabéns pelo sucesso desse evento que trouxe à tona questões importantes para a luta dos nossos militares em todo país. Temos certeza que as Associações sairão daqui mais fortalecidas.” Afirmou o Presidente da ANERMB, Sgt Leonel Lucas.
Assim encerrou-se o evento que contou com a presença de representantes de Associações dos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Texto: Mariana Mansur – Jornalista Responsável pelo Departamento de Comunicação ACSPMBM-ES
Imagens: Comunicação ACSPMBMPA