Aconteceu dias 28 e 29 de março, o VII Fórum Nacional das Entidades Representativas de Policiais e Bombeiros Militares do Brasil, em Maceió – AL – com a participação de aproximadamente 300 pessoas. Os principais temas debatidos foram a PEC 51 e o número de PMs mortos em ação.
O coronel Elias Miller, de São Paulo, representante jurídico da FENEME, palestrou sobre a PEC 51/13, conhecida como PEC da Paz e sobre os crimes hediondos contra agentes da lei e explicou que o Projeto de Lei 3131/2008 – que tramita na Câmara Federal – os tipifica como hediondos. Miller destacou que todos os militares são valorosos, sendo importante enaltecer a categoria. “Nós queremos uma PM e uma remuneração dignas. É importante despertar para reconhecer que são vocês mesmos que podem ir em busca de suas conquistas. Lutem e não desistam”, alertou.
Já presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL) se mostrou a favor da desmilitarização. “Hoje, a estrutura da polícia é arcaica e pesada pela carga de carregar o termo militar. Há a necessidade desta mudança. Queremos que o cidadão tenha uma nova visão política”, afirmou o subtenente Teobaldo de Almeida.
Seis personalidades foram homenageadas com a comenda soldado Ivaldo Oliveira, brutalmente assassinado em praça pública na cidade de Porto de Pedras. REceberam distinção: Wellington Silva (presidente da ACS/AL) que recebeu a primeira comenda em nome do soldado morto, mas repassou a homenagem ao soldado Nascimento, que trabalhou durante muito tempo com o Ivaldo no 6º BPM, em Maragogi; o segundo homenageado foi o Luiz Amorim (diretor executivo das Organizações Arnon de Mello), que se sentiu distintamente honrado com a comenda que recebeu; o terceiro homenageado foi sargento Leonel Lucas, presidente da Anermb. E os demais são: o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages; Izac da CUT; o comandante-geral da PM, coronel Marcus Aurélio Pinheiro e o comandante-geral do BM, coronel Gláucio Alcântara.
Participaram alunos do CFAP, policiais federais, policiais rodoviários federais e estudantes de direito. E, ainda, ANERMB, ASSMAL, ARPMAL, ASPRA, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gláucio Alcântara, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), Frederico França, que representa a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, o presidente da ACSPMCBMAL – Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas – Teobaldo de Almeida.
Entre os estados que enviaram representantes estão Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Goiás, Piauí, Amapá, Pernambuco e Rio Grande do Sul. ( Baseado em texto e fotos de Priscylla Régia e Deisy Nascimento)
Paulo Rogério N da Silva
Jornalista ABAMF